domingo, 28 de fevereiro de 2016

Fonte ajustável com LM317

Sabe aquele momento que você precisa de uma tensão específica, como por exemplo 3,3 Volts que muitas placas e alguns micros necessitam, ai você não tem aquela bendita fonte. O que fazer? Desistir? Não, desistir jamais um maker nunca desiste. Mas precisamos de alguns componentes como uma fonte com a tensão maior que você precisa, um resistor, um LM317. Ah ta mas pera ai aonde eu vou arrumar um LM317? Tudo bem esse componente você não pode ter em casa, mas pode comprar, ele custa menos que um fonte e de quebra você pode ter tensões de 1,25 V a 37 V. Mas isso depende da fonte que você tiver em casa, para chegar a 30 V você deve ter um fonte de no mínimo 32 V. Para você conhecer mais um pouco desse componente que serve para outras aplicações acesse o data sheet , lembrando que a corrente máxima é de 1,5 A.  Esse é o LM 317, seu encapsulamento é bem parecido com os de outros componentes.

Figura 1- Pinagem e configuração Regulador Ajustável

Isso mesmo é o que você está vendo, a montagem é apenas isso, no Vin você inseri a fonte e no Vout você tem a tensão de saída ajustada, abaixo temos uma imagem da montagem na protoboard.


Figura 2- Montagem
Acompanhando as imagens acima você pode facilmente montar seu projeto, se tiver dúvidas,sugestões o correções deixe um comentário ou nos mande um Email.


Email: universomakers@gmail.com


 

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Kits Jumpers Arduino faça você mesmo

Figura-1 Jumpers para Arduino


Sabe aqueles jumpers que são usados em suas experiências montadas em protoboards ou placas de ensaio? Então... alguns são bem frágeis ou pequenos demais, você nunca encontra um do tamanho ideal o na cor que precisa. Sempre quebra ou fica com mal contato na hora que você mais precisa, o que fazer? Como você é um maker (fazedor) não vai ficar parado esperando o outro dia para comprar, ou se você mora longe tem que esperar um longo prazo para sua mercadoria chegar dos correios. Temos uma solução pratica, vamos usar fios comuns que podem ser encontrados em todos os lugares e uma barra de pinos que pode ser encontrado em qualquer loja de eletrônica, essa barra tem o padrão da furação da protoboard. Você não necessariamente precisa fazer um jumper simples, pode também fazer um Flat cable que atende as suas necessidades.

Figura-2 Fio comum e barra de pinos cortados             Figura-3 Fio comum e barra de pinos


Com o auxilo de um alicate de corte vamos descascar os fios, não aperte muito forte o alicate, pois ao invés de descascar o fio você irá corta-lo. Deixe um tamanho considerável, no final você irá cortar após a solda. Corte também a barra de pinos no tamanho ou na quantidade que necessita

 
      Figura-4 Descascando fio                                    Figura-5 Cortando o jumper       



Antes de realizar a solda vamos estanhar as duas pontas, tanto a do pino quanto a do fio. Isso ajudará na melhor fixação de ambos, pois se você tentar solda-los sem estanhar terá uma surpresa não muito boa. Isso quer dizer que você terá muito trabalho, vai passar raiva e querer desistir, quase esqueci conecte os pinos na protoboard, vai ser muito mais fácil não importando a quantidade de pinos utilizados.

 Figura-6 Facilitando a soldagem                              Figura-7 Estanhando o fio 


Com as partes estanhadas é a hora de soldar, dependendo da quantidade de estanho nas duas pontas você não precisará colocar mais, apenas encostará uma ponta na outra e com o auxilio do ferro de solda, apenas encostando o ferro (pois como já tem estanho em ambos) eles irão ser soldados. Porém se não tiver solda o suficiente ou não estiver grudando adicione mais solda (estanho).

 Figura-8 Realizando a soldagem                              Figura-9 Jumper finalizado



Viu como é fácil? Você não precisa ir tão longe para realizar seus experimentos, com o nosso auxílio você pode ir bem mais longe, essa é apenas uma demonstração das coisas que podemos fazer em casa. 

 Figura-10 Jumpers finalizados em vários tamanhos e cores


















segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Garra Robótica Arduino


Fala Makers, para facilitar seus projetos pegamos um modelo da garra da MeArm sem conhecida, você pode encontrar muitas informações sobre ela na rede. Decidimos desenvolver projetos que os makers mais utilizam de uma forma prática e acessível, essa garra é usada com o famoso micro servo 9g:


Figura 1 - Micro Servo 9g
Figura 2 - Pinagem

É necessário uma fonte externa para o funcionamento correto da garra, dessa maneira a o motor não ficará com tremedeira.  O produto já vai montado e calibrado ou se você preferir desmontado, deixe sugestões de projetos e de tutoriais e se inscrevam em nosso canal no youtube.







Sketch

O funcionamento é bem simples, damos uma sugestão para vocês poderem testar. Nada impede de você criar sua própria sketch em carrinhos de controle remoto por exemplo. 

/* MSmaker Garra Robótica
 developed by MSmaker
 date: Fevereiro,02, 2016
 universomakers@gmail.com
 */
#include <Servo.h>
#define SERVO 6 // Porta Digital 6 PWM

Servo s; // Variável Servo
void setup ()
{
  s.attach(SERVO);
  Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
  //Fecha a Garra
  if (digitalRead(2) == 0)
  {
    s.write(125);
    delay(200);
  }
  //Abre a Garra
  if (digitalRead(3) == 0)
  {
    s.write(80);
    delay(200);
  }
}


Abra sua IDE Arduino e copie e cole o código acima, qualquer dúvida e sugestões nos mande um email e curta nossas páginas.




Email: universomakers@gmail.com