terça-feira, 17 de março de 2015

Tutorial 2: Como funciona uma protoboard ou placa de ensaio por MSmaker


Fala Makers, vamos falar a respeito de um dispositivo muito utilizado por muitos desenvolvedores de forma descomplicada, apenas falando o necessário. Sem mais delongas vamos la:
Existem alguns tipos de protoboards no mercado, porem vamos usar uma de 830 pinos como referência, porém em todas as protoboards acima de 400 pinos esse tutorial irá funcionar perfeitamente. Segue abaixo algumas imagens.

Figura 1- Mini proto
Figura 2- 400 pinos
Figura 3- 830 pinos

Observe que você pode encontrar em cores e formas diversas, mas seu funcionamento é o mesmo. Nas linhas superiores e inferiores em azul e vermelho a conexão é feita horizontalmente, você decide onde será o positivo ou o terra. As cores amarelas indicam onde você deve ligar os componentes, os furos estão ligados na vertical conforme a figura 4.


Figura 4 - Protoboard 830 pinos




  Como você pode ver na figura 4 existe uma divisão, isso mesmo, muitas pessoas tem problemas ao aterrar ou alimentar apenas um lado pensando que a protoboard inteira esta alimentada. Muitas vezes não conseguimos encontrar defeitos por não conhece-la, Veja na figura 5 uma ligação feita de forma errada, acontece que apenas um lado da placa está alimentada sendo que apenas o LED vermelho irá acender. Ja na figura 6 foram feitos dois jumpers, um para o positivo e outro para o terra e agora sim a parte superior inteira esta alimentada. Lembre-se que você deve fazer isso tanto na parte superior como na parte inferior, os componentes como resistores e LED's iremos abordar em outro tutorial se vocês precisarem.
                                                                                                    

Figura 5- Ligação errada


Figura 6- Ligação correta com o jumper
Se tiverem mais dúvidas deixem um comentário e sugestões para próximos tutoriais, querem acompanhar nosso trabalho curtam nossa página e nos siga no Twitter, em breve estaremos com vídeos instrutivos. Vlw w até a próxima.    

Grupo Msmaker apresenta à vocês a linha de Kits eletrônicos que podem facilitar e muito o seu aprendizado, não precisa ser um especialista técnico, mas sim vontade e dedicação. Você pode obter suporte em nossos vídeos tutoriais, blog e página no facebook. Você também pode tirar dúvidas técnicas refente a todos os nosso produtos, em nosso blog você encontrará códigos para serem utilizados com arduino. 
Adquira nossos produtos nesse link: Kit Inicial
Veja os itens do Kit:

1-Protoboard 830 pinos
1-Suporte 2 pilhas AA (pilhas não inclusas)
10-Chaves Táctil
3-LED's alto brilho 5mm (azul, verde e ultravioleta)
10-LED's Vemelhos 3mm
15-Resistores 330 Ohms
10-Resistores 10K Ohms
Esse Kit acompanha de brinde fios para ligação onde você pode cortar do tamanho que necessitar. Enviamos para todo Brasil.                                                        




WhatsApp/Contato: (11) 96518-9138

Email: universomakers@gmail.com

 











terça-feira, 10 de março de 2015

Tutorial 1: Como criar seus próprios jumpers Arduino

Figura-1 Jumpers para Arduino


Sabe aqueles jumpers que são usados em suas experiências montadas em protoboards ou placas de ensaio? Então... alguns são bem frágeis ou pequenos demais, você nunca encontra um do tamanho ideal o na cor que precisa. Sempre quebra ou fica com mal contato na hora que você mais precisa, o que fazer? Como você é um maker (fazedor) não vai ficar parado esperando o outro dia para comprar, ou se você mora longe tem que esperar um longo prazo para sua mercadoria chegar dos correios. Temos uma solução pratica, vamos usar fios comuns que podem ser encontrados em todos os lugares e uma barra de pinos que pode ser encontrado em qualquer loja de eletrônica, essa barra tem o padrão da furação da protoboard. Você não necessariamente precisa fazer um jumper simples, pode também fazer um Flat cable que atende as suas necessidades.

Figura-2 Fio comum e barra de pinos cortados             Figura-3 Fio comum e barra de pinos


Com o auxilo de um alicate de corte vamos descascar os fios, não aperte muito forte o alicate, pois ao invés de descascar o fio você irá corta-lo. Deixe um tamanho considerável, no final você irá cortar após a solda. Corte também a barra de pinos no tamanho ou na quantidade que necessita

 
      Figura-4 Descascando fio                                    Figura-5 Cortando o jumper       



Antes de realizar a solda vamos estanhar as duas pontas, tanto a do pino quanto a do fio. Isso ajudará na melhor fixação de ambos, pois se você tentar solda-los sem estanhar terá uma surpresa não muito boa. Isso quer dizer que você terá muito trabalho, vai passar raiva e querer desistir, quase esqueci conecte os pinos na protoboard, vai ser muito mais fácil não importando a quantidade de pinos utilizados.

 Figura-6 Facilitando a soldagem                              Figura-7 Estanhando o fio 


Com as partes estanhadas é a hora de soldar, dependendo da quantidade de estanho nas duas pontas você não precisará colocar mais, apenas encostará uma ponta na outra e com o auxilio do ferro de solda, apenas encostando o ferro (pois como já tem estanho em ambos) eles irão ser soldados. Porém se não tiver solda o suficiente ou não estiver grudando adicione mais solda (estanho).

 Figura-8 Realizando a soldagem                              Figura-9 Jumper finalizado



Viu como é fácil? Você não precisa ir tão longe para realizar seus experimentos, com o nosso auxílio você pode ir bem mais longe, essa é apenas uma demonstração das coisas que podemos fazer em casa. 

 Figura-10 Jumpers finalizados em vários tamanhos e cores

Se você gostou ou tem alguma sugestão deixe um comentário, curta a nossa página no face e nos siga no twitter.

Facebook
MSmaker

Canal do Youtube
Youtube MSmaker

Twitter
MSmaker